segunda-feira, 21 de novembro de 2011

A Sociedade e seus valores

A decadência de determinados valores em nossa sociedade nos leva a uma perda incalculável nas relações sociais. Não há respeito entre os indivíduos, cada um vive como se estivesse só no mundo, e pior, tem aqueles que acreditam veemente ser o centro do universo. As pessoas honestas, preocupadas com o bem comum, são vista por grande parte da sociedade como “otárias”. Resumindo, chega a ser vergonhoso ser honesto.

A grande preocupação hoje é como criar um filho neste mundo violento, carente de valores e onde as pessoas valem pelo o que tem e não por aquilo que elas são. Tão preocupante quanto isso, é criar um filho que respeite ao próximo e que compreenda o valor da vida em conjunto. Embora a educação "venha de berço", a sociedade também influencia, e muito, na formação de caráter do individuo.

É preocupante os rumos que o mundo está tomando. Gerações inteiras estão se perdendo nas drogas, no fanatismo religioso e “patriota”, em acidentes pelas estradas, na violência que já invade nossas casas e diversos outros fatores que podem levar a raça humana à autodestruição.

O que me surpreende é que ainda acreditam que a chave do sucesso e para solução desses problemas está nas mãos das crianças. Ouvi isso quando era criança, e grande parte da minha geração se perdeu... O que mais me preocupa é que hoje uma grande parcela das nossas crianças já estão perdidas...


“Na primeira noite eles aproximam-se e colhem uma Flor do nosso jardim e não dizemos nada.
Na segunda noite, Já não se escondem; pisam as flores, matam o nosso cão, e não dizemos nada.
Até que um dia o mais frágil deles entra sozinho em nossa casa, rouba-nos a lua e, conhecendo o nosso medo, arranca-nos a voz da garganta. E porque não dissemos nada, Já não podemos dizer nada.” (Vladimir Maiakóvski)

2 comentários:

De fato, as gerações estão perdendo sua referencia e limites. Mas ainda acredito que a base está na educação familiar. Quando se tem essa edificação, as influências nem sempre são certeiras.

Tenho dois filhos,temos uma relaçao muito boa,eu e minha esposa cobramos e damos bons exemplos,,vivemos em grupo,fazemos de tudo pelo nossos valores,educaçao,religiao,comportamento ,sao ponto chave. Isso ja quase nao se vê.

Visitas